MORADORES DE COPACABANA SÃO CONTRA O FECHAMENTO DOS POSTOS DE ABASTECIMENTO NA ORLA MARÍTIMA!

Os moradores de Copacabana em sua maioria são favoráveis a manutenção dos postos! Participe do abaixo assinado online contra o fechamento dos postos de abastecimento na orla de Copacabana e Leme: http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoVer.aspx?pi=P2012N24251.

Os juízes da 2a, 6a e 15a Varas de Fazenda Pública acataram os argumentos de 03 (três) ações judiciais distintas, e concederam liminar para que os 05 (cinco) postos de gasolina situados na orla de Copacabana e Leme mantenham as suas atividades.

Através do Escritório Taunay, Sampaio & Rocha Advogados, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de 
Conveniência do Município do Rio de Janeiro (Sindcomb) ingressou na Justiça contra a decisão do Governo do Estado de retomar os terrenos onde funcionam os postos na orla de Copacabana.

O argumento que mais sensibilizou os magistrados foi o fato de se tratar de terreno de marinha, que é de domínio da União, e não poderia o Governo do Estado invadir a competência da União.

A Sociedade Amigos de Copacabana esteve presente, no dia 15/05/12, em uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa (ALERJ) para discutir essa questão. Veja no link ao lado como foi a audiência pública: http://www.tvalerj.tv/PlayMedia.do?mediaId=12957

A Sociedade Amigos de Copacabana também esteve presente, no dia 29/03/12, em um Debate Público promovido pela Câmara Municipal do RJ para discutir e debater a determinação do Governo do Estado em não renovar as permissões para ocupação de áreas, onde hoje estão instalados 10 (dez) postos revendedores de combustíveis, a saber, 9 na zona sul e um na zona norte.

Posteriormente o Governo do Estado em acordo firmado com a BR Distribuidora, concordou em manter os demais postos desde que os 05 (cinco) localizados ao longo da Avenida Atlântica fossem fechados!!!

Com essa medida 03 postos no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas e, 01 no Aterro do Flamengo, situado entre o Aeroporto Santos Dumont e o MAM e o outro situado na Av. Radial Oeste, em frente a UERJ serão mantidos.



Nós somos totalmente contra essa medida, pois ela trará sérios prejuízos aos moradores de Copacabana e Leme.

Essa decisão irá causar uma redução drástica na oferta desse tipo de serviço, ou seja de 07 (sete) postos, restará apenas 02 (dois).

Essa medida, do ponto de vista do morador enquanto consumidor, poderá causar sérios prejuízos na medida que, a diminuição drástica na oferta desse tipo de serviço, pode favorecer a combinação de preços nos postos restantes.

A redução do número de postos trará problemas também no lazer dos moradores, pois milhares de pessoas que usam os calibradores existentes nos postos da orla para encher os pneus das suas bicicletas para então passearem na ciclovia da praia de Copacabana, ficaram sem esse serviço. Sem a opção desses calibradores onde as pessoas vão encher os seus pneus?!

A argumentação do Governo do Estado, para sustentar o fechamentos dos postos da orla é de que eles “degradam e enfeiam o meio ambiente”.

Não concordamos com essa tese, pois os postos de abastecimento já existem na orla há mais de 40 anos e já faz parte da paisagem do bairro.

Por todo exposto, é que somos totalmente contra essa decisão e já nos manifestamos desta forma junto ao Governo do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário