COMISSÃO ESTADUAL DE CONTROLE AMBIENTAL REALIZA 2º AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A INTERLIGAÇÃO DA LINHA 4 DO METRÔ COM A LINHA 1 NA ESTAÇÃO GAL. OSÓRIO, EM IPANEMA!

A Comissão Estadual de Controle Ambiental (CECA) realizou no dia 27/02/2012, às 19h, na Escola Estadual André Maurois, situada na Rua Visconde de Albuquerque n° 1.325, Leblon, a 2º Audiência Pública para apresentação e discussão do Relatório de Impacto Ambiental - RIMA, com relação ao requerimento de Licença Prévia da empresa CONCESSIONÁRIA RIO BARRA S/A para as obras de interligação da Linha 4 (Etapa 1 - Barra da Tijuca/Gávea) com a Linha 1 (Estação General Osório - Expansão).

A Sociedade Amigos de Copacabana e diversas outras associações de moradores da Barra da Tijuca e de bairros da zona sul estiveram presentes protestando contra o traçado proposto pelo Governo estado para a construção da linha 4 do Metrô.

A proposta do Governo do Estado é interligar a Linha 4 vinda da Barra da Tijuca com a Linha 1 na estação Gal. Osório, em Ipanema.

Se isso ocorrer a operação do sistema metroviário, que já esta bastante complicado devido ao fato da Linha 2 proveniente da Pavuna já estar entrando na Linha 1 com a inauguração da chamada Linha 1A,, vai ficar ainda pior, pois teremos 03 linhas (Linhas 1, 2 e 4) todas operando em uma única linha, ou seja um verdadeiro “Linhão”.

Hoje em dia o que se vê no Metrô do RJ é um verdadeiro absurdo, pois é comum os trens fazerem paradas bruscas e o maquinista anunciar nos alto-falantes o seguinte: “Desculpem o transtorno, mas estamos aguardando a liberação do tráfego a frente!”. Ora, isso nunca se ouviu falar até os dias de hoje, ou seja, o Metrô esta enfrentando “engarrafamentos”!!!!

O Governo do Estado, por sua vez, diz que esse problema criado por eles com o advento da inauguração da Linha 1A, será resolvido (?!) com a chegada dos novos trens. Ora, essa informação não é verdade, pois se com os poucos trens já estamos tendo tantos problemas de ordem operacional, como é que colocando mais trens o problema vai melhorar?!

Os moradores de Copacabana estão seriamente preocupados com a possibilidade de, caso o Governo do Estado mantenha a decisão da interligar a Linha 4 na Linha 4, os trens que chegarem da Barra da Tijuca venham verdadeiramente “abarrotados” de passageiros inviabilizando a sua utilização pelos moradores de Copacabana.

Nós defendemos um traçado diferente com a Linha 4 vinda da estação Alvorada, passando pelas estações Jardim Oceânico, Rocinha, Gávea, Jardim Botânico, Humaitá, Laranjeiras e terminando na estação Carioca, no centro da cidade.

Vejam no link ao lado o traçado propostos por nós ao Governo do Estado:  http://twitpic.com/8qolni

Veja no link http://www.youtube.com/watch?v=17Tb-J4Ix1M a fala do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado do RJ. Dr. Carlos Saturnino, feita durante a audiência pública. O promotor demonstrou com todos os argumentos que a proposta do Governo do Estado é totalmente equivocada!

O Secretário de Estado da Casa Civil, Regis Fichtner, presente à audiência, se limitou somente em afirmar que respeitava as diversas manifestações contrárias dos presentes, mas que o Governo do Estado vai manter o traçado proposto mesmo contra a vontade da população.

Viste o site do Movimento Linha 4 O Metrô que o Rio Precisa e saiba mais sobre esse assunto que vai mexer com a vida de toda nossa cidade.

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