A Sociedade Amigos de Copacabana preocupada com o impacto e as consequências do “boom hoteleiro” que está ocorrendo no bairro de Copacabana com a construção de mais de 12 hotéis, realizou uma reunião para discutir esses e outros assuntos de interesse do bairro.
Com o advento da chamada “demanda olímpica” que exige o oferecimento de determinado números de leitos para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, a Prefeitura aprovou na Câmara Municipal do RJ a Lei Complementar nº 108/2010, que definiu novos parâmetros urbanísticos e novas normas de uso e ocupação do solo.
Um dos bairros que sofreu mudanças nos seus parâmetros urbanísticos foi o bairro de Copacabana que agora está vivendo um novo “boom” imobiliário com diversos empreendimentos hoteleiros sendo construídos e outros que vão ser construídos no bairro.
Dentre os hotéis que estão sendo construídos, ou vão ser construídos, são até o momento mais de 12 hotéis e outros estão por vir!!!
Os moradores estão preocupados com os possíveis impactos que esses empreendimentos podem vir a causar na qualidade de vida do bairro.
Há ruas de Copacabana onde estão sendo construídos 3, 4 hotéis, quase todos no mesmo quarteirão. Alguns hotéis estão sendo construídos defronte a ruas que tem ciclo faixas.
Um dos principais impactos que esse “boom” imobiliário pode causar é, sem sobre de dúvida, o impacto viário, pois hotéis são polos gerador de tráfego.
Mas há casos gritantes como o da construção de um hotel de 18 pavimentos na Rua Tonelero nº 202, cujo terreno tem somente 6 metros de frente!!!!
A Sociedade Amigos de Copacabana esta preparando um relatório com fotos para entrar com uma representação junto a Promotoria de Ordem Urbanística do Ministério Público do Estado do RJ para que este investigue como esta sendo feito o licenciamento desses hotéis e se esta sendo observado a legislação em vigor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário