COPACABANA SOFRE UM NOVO "BOOM" IMOBILIÁRIO DEVIDO ÀS OLIMPÍADAS E PREOCUPA OS MORADORES!!

Com o advento da chamada “demanda olímpica” que exige o oferecimento de determinado números de leitos para a realização dos Jogos Olímpicos de 2016, a Prefeitura aprovou na Câmara Municipal do RJ a Lei Complementar nº 108/2010, que definiu novos parâmetros urbanísticos e novas normas de uso e ocupação do solo.

Um dos bairros que sofreu mudanças nos seus parâmetros urbanísticos foi o bairro de Copacabana que agora está vivendo um novo “boom” imobiliário com diversos empreendimentos hoteleiros sendo construídos e outros que vão ser construídos no bairro.

Dentre os que hotéis que estão sendo construídos  ou vão ser construídos, são até o momento totalizam mais de 11 hotéis!!!

Os moradores estão preocupados com os possíveis impactos que esses empreendimentos podem vir a causar na qualidade de vida do bairro.

Há ruas de Copacabana onde estão sendo construídos 3, 4 hotéis, quase todos no mesmo quarteirão.

Alguns hotéis estão sendo construídos defronte a Ruas que tem ciclo faixas.

Um dos principais impactos que esse “boom” imobiliário pode causar é, sem sobre de dúvida, o impacto viário, pois hotéis são polos gerador de tráfego.

Mas há casos gritantes como o da construção de um hotel de 18 pavimentos na Rua Tonelero nº 202 (foto em anexo), cujo terreno tem somente 6 metros de frente!!!!

Nós já realizamos uma reunião para discutir esse assunto e para tal foram convidados representantes da Secretária Municipal de Urbanismo (SMU) e de Transportes (SMTR), que no entanto não compareceram.

Nós estivemos ontem reunidos com a arquiteta Mariana Barroso - Gerente de Planejamento Local da Coord. Planejamento Urbano da SMU para saber se esses licenciamento estão sendo precedidos de relatórios de impacto de vizinhança e viário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário