A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC) vai implantar na Rua Figueiredo Magalhães, uma ciclo faixa para bicicletas ligando o bairro de Copacabana à Botafogo, passando pelo Túnel Alaor Prata (Túnel Velho).
O Túnel Alaôr Prata, mais conhecido pela população como túnel velho, é muito utilizado por pedestres e também por ciclistas que vão e vem entre os bairros de Botafogo e Copacabana.
Para ser ter uma ideia do volume de ciclistas usuários desse túnel, a ONG Transporte Ativo realizou no dia 11/03/2009, uma contagem de tráfego de bicicletas nesse túnel.
A contagem (http://www.ta.org.br/Temp/cttv.pdf) mostrou que nesse dia, das 07:00 às 18:00h, 711 ciclistas passaram pelo local, o que correspondente uma média de 64,6 ciclistas por hora!
A implantação dessa ciclo faixa irá causar uma série de intervenções nessa rua, inclusive com a extinção de algumas vagas de estacionamento.
A implantação dessa ciclo faixa irá causar uma série de intervenções nessa rua, inclusive com a extinção de algumas vagas de estacionamento. Para apresentar o projeto esteve presente na reunião a Sra. Maria Lucia N. Maranhão, Gerente do Programa de Ciclovias da SMAC, o Sr. Altamirando Morais, Subsecretário Municipal de Meio Ambiente, Sr. Raphael Gattás, Administrador Regional de Copacabana e Leme. A Sr. Marize Queiroz, Coordenadora Regional da CET-RIO, apesar de convidada não se fez presente.
Segundo o projeto da SMAC, a ciclo faixa iria pelo lado esquerdo da Figueiredo Magalhães até o sinal anterior ao Hospital Copa D’or. Depois passaria para o lado direito, contornaria o ponto de ônibus e viraria a direita no retorno existente antes da entrada da galeria de baixo do túnel velho. Depois cruzaria o sinal na Rua Siqueira Campos, indo no sentido contra-fluxo do trânsito até a entrada da galeria superior do túnel velho.
A Sociedade Amigos de Copacabana depois de analisar profundamente o projeto elaborado pela SMAC, chegou a conclusão que o local e o traçado mais adequado para essa ciclo faixa deveria ser pelo lado esquerdo da Rua Siqueira Campos, no sentido do fluxo dos veículos, pelos motivos abaixo alencados:
- A Rua Siqueira Campos é a continuação natural para os ciclistas que vem pelo túnel Alaôr Prata (túnel Velho) em direção a ciclovia da Av. Atlântica;
- Quem vem da ciclovia da Av. Atlântica também irá trafegar em linha em linha reta até o acesso ao Túnel Alaôr Prata;
- Não será necessário que os ciclistas fiquem atravessando de um lado para o outro da via para pegar a continuação da ciclo faixa;
- O grau de inclinação da Rua Siqueira Campos é bem menor do que a da Rua Figueiredo Magalhães, sendo portanto, mais confortável para aqueles ciclistas cujas bicicletas que não tenham marchas;
- O volume de tráfego de veículos na Rua Siqueira Campos é bem inferior do que o da Rua Figueiredo Magalhães, o que irá favorecer a redução de possíveis riscos de vida dos ciclistas;
- O número de entradas de garagens na Rua Siqueira Campos é bem menor (19 garagens) do que na Rua Figueiredo Magalhães (28);
- O impacto no trânsito será bem menor na Rua Siqueira Campos do que na Rua Figueiredo Magalhães, inclusive no reflexo do trânsito na Av. N. S. de Copacabana;
- Um dos acessos a UPA de Copacabana e o acesso ao Centro Municipal de Saúde João B. Barreto (Posto de Saúde) é pela Rua Siqueira Campos.
Todos os itens citados foram verificados “in loco” pela diretoria da Sociedade Amigos de Copacabana, inclusive utilizando bicicletas.
O pedido de mudança de traçado foi entregue ao secretário na reunião.
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