SOCIEDADE AMIGOS DE COPACABANA REALIZA REUNIÃO SOBRE A CONSTRUÇÃO DA LINHA 4 DO METRÔ!

A Sociedade Amigos de Copacabana realizou em junho uma reunião para discutir a Construção da Linha 4 do Metrô, cujo traçado proposto pelo Governo do Estado prevê uma ligação dessa linha com a Linha 1 que passa por Copacabana, via estação Gal. Osório em Ipanema.

O novo trecho não será conectado diretamente na estação Gal. Osório, em Ipanema. A Secretaria de Estado de Transportes (SETRANS) alega que os túneis existentes da Linha 1 se direcionam para área muito próxima e quase colada as fundações de edifícios enormes existentes na quadra das Ruas Jangadeiros, Visconde de Pirajá, Teixeira de Melo  e Barão da Torre, em Ipanema e assim, não é possível conectar diretamente os túneis dos dois trechos, o existente e o a ser construído.

Portanto, a solução proposta é a construção de uma nova plataforma na estação Gal. Osório, de forma que quem vir da Barra da Tijuca, obrigatoriamente terá que fazer uma baldeação em Gal. Osório. Um túnel para os trens fará a ligação entre as novas vias e as existentes, mais ou menos no meio do trecho Gal. Osório - Cantagalo, na Linha 1. Essas novas obras na estação Gal. Osório implicarão em fechar a estação provisoriamente por um período de no mínimo 06 meses.

A Sociedade Amigos de Copacabana esta preocupada com a possibilidade dos trens chegarem na estação Gal. Osório, vindos da Barra da Tijuca literalmente, “aBARRArotados” de passageiros, o que faria com que os trens quando passarem pelas estações de Copacabana já chegassem lotados. Segundo a SETRANS, a Concessionária Metro Rio, empresa que administra o metrô, esta “fazendo estudos de como irá operar essa linha”. Ou seja , a chamada Linha 4, na verdade, se constitui numa extensão da linha 1 até a Barra da Tijuca.

A preocupação dos moradores é de que os trens do Metrô venham da Barra da Tijuca tão abarrotados de passageiros que inviabilizaria a sua utilização pelos usuários das 03 estações de Copacabana.

Para palestrar e esclarecer dúvidas sobre esse tema esteve presente o Dr. Bento José de Lima, Diretor de Engenharia da Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do RJ – RIOTRILHOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário