PREFEITURA VOLTA ATRÁS E NEGA PEDIDO DE DEMOLIÇÃO DE CASA COM VALOR HISTÓRICO NA RUA SILVA CASTRO!



Há alguns meses atrás, nossa associação tomou conhecimento que a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) havia autorizou a demolição de uma casa de nº 63 que faz parte do casario existente na Rua Silva Castro, em Copacabana.

A casa de nº 63 faz parte do casario dessa rua de números 37A, 39, 43, 43ª, 45B, 49, 51ª, 55, 57ª, 57 e 61 e nós somos favoráveis a sua preservação pelo motivos abaixo explicitados.

O pequeno conjunto de casas edificado nessa rua remete a um típico de antigas casas de aluguel, inicialmente de um só proprietário para aferir renda. Salientamos que tanto a Rua Edmundo Lins, quanto a Rua Silva Castro, são as ruas secundárias mais antigas de Copacabana, abertas como travessas pelo Dr. Figueiredo de Magalhães para dar acesso ao seu sanatório de quem acessava o bairro pela Ladeira e Rua do Barroso, hoje Ladeira dos Tabajaras e Rua Siqueira Campos sem ter que ir até o caminho de Copacabana, hoje Av. Nossa Senhora de Copacabana.

As referidas casas aparentam a ser do início do séc. XX, possivelmente dos anos 10, e certamente já ultrapassaram os 100 anos, e mantém muito do estilo bangalô que foi o usado nas construções no início da ocupação do bairro pós chegadas dos bondes, indicando uma variação para o Bairro de Copacabana das antigas "avenidas" de bairros mais antigos como Botafogo, Catete, Tijuca, Catumbi etc.. onde as casas padronizadas eram viradas para via pública e não para uma via particular como acontecia nas antigas "avenidas" ou vilas.

Pela integridade do conjunto é necessário, ao nosso ver, a tutela dessas construções para não o perdermos.

O Instituto Rio Patrimônio da Humanidade, depois que foi acionado por nós e também pelo Vereador Carlos Caiado, abriu processo de tombamento desse casario depois do  parecer contrário à demolição exarado pelo Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural do RJ (CMPC).

Essa foi mais uma vitória na defesa da memória do bairro de Copacabana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário