GOVERNO DO ESTADO CONFIRMA QUE A LINHA 4 DO METRÔ SERÁ UMA EXTENSÃO DA LINHA 1 E PODE PREJUDICAR OS MORADORES DE COPACABANA!

A Secretaria de Estado de transportes realizou no dia 29/03/2011 uma palestra no Clube de Engenharia sobre a construção da Linha 4 do Metrô.

O evento contou com a presença de diversas associações de moradores da zona sul, como a Sociedade Amigos de Copacabana, Amipanema, AmaLeblon, AmaGávea, AmaBotafogo, AmaJardim Botânico, Amar (Barra da Tijuca), que fazem parte do movimento "Metrô Linha 4 - O Metrô que o Rio Precisa".

O Secretário de Estado de Transportes, Julio Lopes, frustrou os presentes não compareceu. A palestra foi proferida pelo Diretor de Engenharia da RIOTRILHOS, Sr. Bento Lima, e também contou com as presenças dos Subsecretários de Estado de Transportes, Sebastião Rodrigues e Delmo Pinho.

Depois da referida explanação algumas conclusões já puderam ser feitas:

1 - Não será construído um novo Centro de Manutenção para o futuro trecho de metrô. Isso implica em duas certezas: A primeira é de que a bitola do futuro trecho do Metrô será a mesma das linhas 1 e 2 (1,6 metros), de forma a permitir que os trens do novo trecho acessem, via linha 1, o Centro de Manutenção na Av. Presidente Vargas. A segunda é de que os futuros trens deste trecho farão manutenção neste Centro de Manutenção da Presidente Vargas (que atende as Linhas 1 e 2), mas é controlado pela Concessionária METRÔRIO. Isso nos leva a crer que o futuro trecho será operado pela Concessionária METRÔRIO, já que os trens circularão por parte de sua linha, desde o Centro de Manutenção, com acesso próximo a estação Central, até a estação Gal. Osório, onde se inicia o novo trecho. Perguntado sobre isso, o Sr. Bento Lima disse que “um outro operador poderia dividir o Centro de Manutenção”, mas achamos essa chance é remotíssima.

2 - A linha se iniciará na estação Jardim Oceânico, Barra da Tijuca, onde 30% das paredes de diafragma da estação, no canteiro central da Av. Armando Lombardi estão prontas. O Projeto ainda está sendo detalhado e falta também definir com a Prefeitura o acesso onde ficava o motel Maxim's e também a questão do terminal de integração com o BRT, o qual os moradores daquela região são contra;

3 - O projeto da ponte estaiada ainda não foi definido pelo Governador, mas continua na pauta. A proposta da nova ponte para o Itanhangá e a demolição das antigas ganhou simpatia e força na Prefeitura, mas ainda está em estudos;

4 - Túnel em direção a São Conrado com mais de 300 metros cavados, além de túnel de serviço pronto. Do interior da rocha em direção a Barra da Tijuca faltam 45 metros, mas serão feitos de maneira devagar, dado o tráfego de carros existente (a boca do túnel existente na parede da rocha do Morro do Focinho, visto da Ivan Lins e da Armando Lombardi é a boca do túnel de serviço; o do metrô sairá da rocha cerca de 40 metros a direita, mais pro lado da Barrinha);

5 - Estação São Conrado teve definida a sua localização e acessos, defronte o Supermercado Sendas. Estuda-se um terceiro acesso próximo a Concessionária Itavema, junto a Lagoa-Barra. A Fundação GEO-RIO indicou a necessidade de se estabilizar a encosta próximo à Rocinha e isso será feito com 20 muros atirantados nessa encosta, na área sobre a futura estação;

6 - Depois de São Conrado, um "Y" desviará o tráfego de trens para Gávea e outro para o Leblon. Gávea será ponto final, a espera de uma futura expansão para Carioca. Para o Leblon a linha vai até a praça Antero de Quental, onde será a estação. Ali, um novo "Y", distribui o tráfego de trens do sentido contrário, ou pra Gávea ou pra São Conrado;

7 - Estação Jardim de Alah será inteira do lado do Leblon;

8 – Alguns moradores e comerciantes se mostraram contrários a construção da estação N. S. da Paz, a segunda de Ipanema, mas pelo posicionamento do Governo do Estado, duvidamos eles abram mão desta estação;

9 - E o mais grave. O novo trecho não será conectado diretamente na estação Gal. Osório, em Ipanema. Alegam que os túneis existentes (Linha 1) se direcionam para área muito próxima e quase colada as fundações de edifícios enormes da quadra das Ruas Jangadeiros, Visconde de Pirajá, Teixeira de Melo  e Barão da Torre, e assim, não é possível conectar diretamente os túneis dos dois trechos, o existente e o a ser construído. Portanto, a solução proposta é a construção de uma nova plataforma na estação Gal. Osório, de forma que quem embarcar no novo trecho, seja na Barra, em São Conrado, no Leblon ou N. S. da Paz, obrigatoriamente terá que fazer uma baldeação em Gal. Osório, tal qual era feito antes da Linha 1A, no Estácio. Um túnel para os trens fará a ligação entre as novas vias e as existentes, mais ou menos no meio do trecho Gal. Osório - Cantagalo, na Linha 1. O Sr. Bento inclusive confirmou que essas novas obras na estação Gal. Osório implicarão em fechar a estação provisoriamente por grande período;

10 – A Sociedade Amigos de Copacabana presente ao evento perguntou sobre a possibilidade dos trens chegarem na estação Gal. Osório, vindos da Barra da Tijuca, “aBARRArotados” de passageiros, o que favoreceria que os trens quando passarem pelas estações de Copacabana já chegassem lotados, o Sr, Bento afirmou que a concessionária esta “estudando” formas de operar para evitar que esse problema aconteça.

No fim, as associações de moradores presentes à palestra concluíram que essa chamada Linha 4, na verdade, se constitui numa extensão da linha 1 até a Barra da Tijuca!!! Ora, isso é um contra-senso, pois há 4 anos costuraram o Governo do Estado e a concessionária METRORIO fizeram um acordo prorrogando a concessão por mais 20 anos - até 2038 - com o discurso de investimentos e a ligação das linhas 1 e 2, via linha 1A. O governo dizia que estavam acabando com a baldeação na estação Estácio (o anuncio era "Pavuna a Botafogo em 13 minutos a menos"). Agora, 4, 5 anos depois, vão propor a mesma baldeação que eles enterraram na linha 2.

O Movimento Metrô Linha 4 - O Metrô que o Rio Precisa esta fazendo um abaixo-assinado online em prol do melhor traçado da Linha 4. Clique no link ao lado e assine a petição online! Participe! http://www.peticaopublica.com.br/PeticaoListaSignatarios.aspx?pi=Linha4

Para saber mais sobre esse movimento visite o site: http://www.metroqueorioprecisa.com.br

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