SOCIEDADE AMIGOS DE COPACABANA SE REÚNE COM O SECRETÁRIO DE ESTADO DE TRANSPORTES!

No dia 01/09/2010, a Sociedade Amigos de Copacabana participou de uma reunião na 5º Região Administrativa (Copacabana) com o Sr. Sebastião Rodrigues, Secretário de Estado de Transportes.

Nossa entidade se manifestou contrária à proposta do Governo do Estado em ligar a Linha 4 (Jardim Oceânico-Gávea) à Linha 1 na estação Gal. Osório. Nós somos contrário a essa proposta pois os trens advindos da Barra da Tijuca viram absolutamente lotados, inviabilizando o embarque dos usuários nas estações de Copacabana.

Originalmente a Linha 4 compreendia o trecho Jardim Oceânico–Morro São João (Botafogo) com uma demanda prevista de 110.000 pass/dia e uma extensão de aproximadamente de 16km. O Governo do Estado alterou o projeto original e atualmente a Linha 4 compreende o trecho Jardim Oceânico–Ipanema com uma extensão de aproximadamente 13,5 km e uma previsão de demanda de 230.000 pass/dia. No trecho da Barra da Tijuca na área do Jardim Oceânico até Gávea o projeto executivo já está em andamento. Foram iniciadas as obras na encosta do maciço da Tijuca na Barra. Este trecho com aproximadamente 9,2 km compreende as estações de Jardim Oceânico, São Conrado, Gávea, Centro de Manutenção e Centro de Controle Operacional (CCO) em área do Jardim Oceânico (Barra da Tijuca).

O outro trecho entre Gávea e Ipanema de aproximadamente 4,3 km está em fase de estudo (demanda, traçado, localização das estações, reequilíbrio econômico/financeiro do contrato, projeto básico e estudo ambiental) sob a Coordenação da Fundação Getúlio Vargas. O Custo/Financiamento da obra da Linha 4 é estimado em R$5.000.000.000,00 (Cinco bilhões de reais). Há aporte de recursos de R$1.200.000.000,00 por parte do Governo Estadual, para início de construção do trecho Barra da Tijuca/Gávea, sendo previsto para o ano de 2010 R$300milhões de reais e para 2011 R$900 milhões de reais. A Empresa Contratada é a Concessionária Rio Barra, cujo contrato é a exploração dos serviços públicos de transporte metroviário, precedida de obra pública. O Início das Obras e instalação do canteiro foi em março de 2010 e agosto de 2010.

Outra queixa feita ao secretário foi quanto a falta de ações de fiscalizações do Departamento de Transportes Rodoviários do Estado do RJ (DETRO) quanto aos ônibus piratas que circulam pelas Av. N. S. de Copacabana e Rua Barata Ribeiro.

Quanto a isso o secretário se comprometeu a conversar com o pres. do DETRO, Rogério Onofre.

Outra questão discutida foi o Programa Rio – Estado da Bicicleta, de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. Nós reclamamos que diversos mobiliários públicos como escolas públicas, órgãos públicos e autarquias não possui locais (bicicletários) para os usuários colocarem suas "magrelas".

Nenhum comentário:

Postar um comentário