SOCIEDADE AMIGOS DE COPACABANA SE REÚNE COM SECRETÁRIO MUNICIPAL DE TRANSPORTES PARA DISCUTIR SOBRE A IMPLANTAÇÃO DAS FAIXAS EXCLUSIVAS PARA ÔNIBUS EM COPACABANA!

A Sociedade Amigos de Copacabana (SAC) esteve reunida no dia 19/01/2011 e no dia 03/02/2011, com o secretário municipal de transportes, Alexandre Sansão, e com a presidente da Companhia de engenharia de Tráfego (CET-RIO), Claudia Secin, para discutir a implantação do projeto BRS (Bus Rapid Service) na Av. N. S. de Copacabana e Na Rua Barata Ribeiro. Esse projeto se constitui em 02 (duas) faixas exclusivas para a circulação de ônibus na Av. N. S. de Copacabana e na Rua Barata Ribeiro. Nas 02 (duas) pistas de rolamento da direita dessas vias só poderão trafegar ônibus.

(na foto ao lado, da esq. pra dir. vemos, Raphael Gattás, administrador regional de Copacabana; Marize Queiroz, coordenadora de tráfego da zona sul; Claudia Secin, diretora presidente da CET-RIO; Ricardo Lemos, diretor de desenvolvimento da CET-RIO e a diretoria da SAC)

Os carros de passeio somente poderão trafegar nessas vias para sair e entrar nas garagens dos condomínios. Os carros ao saírem dos seus prédios deverão imediatamente mudar de faixa ou então virar na primeira rua que der mão a direita, caso contrário poderá ser multado.

A fiscalização será eletrônica e feita por meio de pardais que já foram instalados ao longo dessas vias. Também haverá, segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-RIO), diversos controladores de tráfego orientando os motoristas nos primeiros dias de implantação.

Outro detalhe importante que promete modificar os hábitos dos moradores e visitantes: os táxis só poderão embarcar e desembarcar passageiros no lado esquerdo dessas vias. Não será permitido circular táxis nas faixas exclusivas.

Também não será permitido realizar cargas e descargas no lado direito dessas vias. Elas deverão ser efetuadas nas ruas transversais mais próximas.

A única exceção será para os veículos de transportes de valores que, por uma questão de segurança, poderão estacionar no lado direito dessas vias.

A CET-RIO tinha a intenção de proibir o estacionamento que já havia no lado esquerdo dessas vias das 19 às 07h, mas diante do nosso argumento de que Copacabana é um bairro com poucos prédios com garagens, a CET-RIO resolveu manter o estacionamento só que alterando o horário para das 21 ás 06h, de 2º a 6º feira, Sábado a partir das 13h e domingo o dia todo.

Apesar de sermos favoráveis à racionalização das linhas de ônibus, nós estamos preocupados como irá funcionar na prática essas faixas exclusivas.

O lado direito da Av. N. S. de Copacabana tem 44 condomínios residenciais e comerciais com garagens, 03 hotéis (Savoy Othon, Canadá e Copacabana Palace Hotel), 22 agências bancárias e 9 supermercados no lado direito da via. A Rua Barata Ribeiro, por sua vez, tem 58 condomínios residenciais e comerciais com garagens e 2 supermercados no lado direito.

Os motoristas que residem ou trabalham nos condomínios situados no lado direito dessas vias estão preocupados como poderão acessar as suas garagens sem correrem o risco de serem infracionados.

Outro detalhe importantíssimo é que para a faixa exclusiva funcionar bem, tem de haver uma diminuição significativa do número de ônibus que circulam por essas vias de Copacabana.

A Sociedade Amigos de Copacabana realizou em fevereiro de 2010, uma reunião que contou com a presença do Sr. Otacílio monteiro, vice-presidente da RIOÔNIBUS, onde nós discutimos esse projeto das faixas exclusivas. O Sr. Otacílio afirmou que mais de 2.200 ônibus passam por Copacabana diariamente!

De fato, contagens realizadas por nós em fevereiro de 2010 (223 ônibus/hora) e em fevereiro de 2011 (226 ônibus/hora) mostram que ele tem razão.

A determinação de que os táxis só poderão parar no lado esquerdo dessas vias, esta sendo motivo de diversas reclamações dos moradores. Isso se deve ao fato do bairro possuir uma enorme população de idosos, muitos deles com dificuldade de locomoção e que são usuários de táxis.  Essa determinação somada ao número excessivo de táxis que circulam por Copacabana vai acabar favorecendo a criação de um verdadeiro “paredão amarelo”, deixando apenas uma única via para os demais veículos de passeio trafegar.

Outro problema é o pequeno efetivo de agentes de trânsito da GM-RIO. Em Copacabana são aproximadamente 15 GMs atuando no trânsito, um número insuficiente para um bairro com mais de 100 quarteirões e 70 ruas!

Nas reuniões acima citadas nós então manifestamos essas e outras considerações às autoridades, e também apresentamos algumas sugestões para melhorar o trânsito em Copacabana.

Veja algumas delas:

- Transformação da faixa seletiva nas Av. N. S. de Copacabana e Rua Barata Ribeiro de exclusiva para ônibus em preferencial, de forma a não prejudicar os moradores que residem no lado direito dessas vias. Isso sem falar nos empreendimentos comerciais, polos geradores de tráfego, situados nessas vias, tais como hotéis (Savoy Othon, Canadá e Copacabana Palace), diversas lojas e supermercados;

- Reposicionamento dos pontos de ônibus próximo a estação Siqueira Campos do Metrô, nas ruas Siqueira Campos e Figueiredo de Magalhães, de forma a permitir a integração dos modais;

- Colocação de placas sinalizadoras informando a localização das estações de Metrô (Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo e Gal. Osório no final da Rua Sá Ferreira) ao longo dos eixos da Av. Atlântica, Av. N. S. de Copacabana e Rua Barata Ribeiro, pois muitas pessoas, inclusive turistas, não sabem onde ficam as estações, que estão localizadas na parte interna do bairro;

- Construção de uma “pista de desaceleração” na Av. Princesa Isabel, no acesso a Rua Ministro Viveiros de Castro, tal qual as que existem na Av. Atlântica, na pista sentido Leme. Essa medida é necessária para evitar a retenção no trânsito de veículos na faixa da esquerda da Av. Princesa Isabel causada pelos motoristas que necessitam acessar a Rua Ministro Viveiros de Castro;

- Correção do ângulo da curva da Av. N. S. de Copacabana no entroncamento com a Av. Princesa Isabel ou então pintura de sinalização horizontal em curva, já que neste ponto, as 4 faixas da Av. N. S. de Copacabana não são suficientes para redistribuir o tráfego nas 5 faixas existentes na Av. Princesa Isabel.

- Implantação de pontos de ônibus com colocação de abrigos na Av. Atlântica na pista sentido posto 6;

- Correção da “caixa da rua” na Rua Figueiredo de Magalhães, visto que na esquina com a Av. N. S. de Copacabana, há um estreitamento provocado pelo Projeto RiOCIDADE que até hoje mantém 03 linhas de meio fio em um trecho de apenas 01 quarteirão. Além disso, na Rua Figueiredo de Magalhães, existe a necessidade de regulamentação de áreas de carga e descarga, face a intensa atividade comercial neste trecho do bairro;

- Retomada do programa de construção de garagens subterrâneas, com a construção da garagem subterrânea da Praça do Lido;

- Pintura das faixas de pedestres dos cruzamentos do bairro que se encontram apagadas;

- Recolocação dos sinais laterais esquerdos nas Av. N. S. de Copacabana e Rua Barata Ribeiro.

O secretário e a presidente da CET-RIO já anunciaram que algumas desses pleitos serão atendidos.

A SAC vai realizar em 24/02/2011, uma reunião para discutir a implantação dessas faixas exclusivas.

Para debater e discutir a implantação desse projeto em Copacabana estarão presentes à reunião o subsecretário municipal de transportes, Rômulo Dante Orrico Filho, a coordenadora de tráfego da zona sul, Marize Queiroz, e o diretor de desenvolvimento da CET-RIO, Ricardo Lemos.

A Data da reunião é o dia 24 de fevereiro de 2011, 5º feira, das 19:30 às 21:30h, no auditório do Hospital São Lucas, situado na Rua Pompeu Loureiro nº 56 (na entrada do estacionamento rotativo defronte ao SENAC! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário