VEREADOR ATENDE PEDIDO DA SOCIEDADE AMIGOS DE COPACABANA E APRESENTA PROJETO DE LEI TOMBANDO A ILUMINAÇÃO DA DÉCADA DE 30 DA AV. ATLÂNTICA, CONHECIDA COMO O "COLAR DE PÉROLAS"!

Na década de 30, com a reforma da Av. Atlântica, essa importante via do bairro de Copacabana recebeu um novo sistema de iluminação que devido a sua luminescência à noite logo ficou conhecido pela população como o famoso “colar de pérolas”.

Vejam nos links abaixo as fotos do colar de pérolas:

http://www.flickr.com/photos/amigosdecopa/3962257189

Mas esse colar de pérolas, atualmente encontra-se “depenado”, pois em vistoria realizada pela Sociedade Amigos de Copacabana, verificamos que os postes de iluminação estão em péssimo estado de conservação.

Dos 64 postes existentes, da Rua Francisco Otaviano à Av. Princesa Isabel, pelo menos 12 estavam quebrados ou suas cúpulas. Outros tantos não estão funcionando por falta de manutenção.

Além disso, verificamos também que há trechos onde os postes simplesmente desapareceram! Como entre as ruas Santa Clara e Figueiredo de Magalhães, e entre as Ruas Ronald de Carvalho e Belfort Roxo.

Esses postes são um verdadeiro patrimônio artístico-cultural do bairro de Copacabana e como tal, merecem ser preservados e conservados.

Desde 2007, que a Sociedade Amigos de Copacabana vem solicitando à Prefeitura que providenciasse o seu  tombamento, no entanto sem sucesso.

Nós, então, sugerimos ao Vereador Carlo Caiado (DEM) que elaborasse um projeto de lei nesse sentido. Ele então apresentou o Projeto de Lei nº 354/2009, que tomba, por seu valor histórico e cultural, o conjunto de postes antigos da Avenida Atlântica, em Copacabana.

Segue abaixo o teor do projeto:

"PROJETO DE LEI Nº 354/2009

Tomba, por seu valor histórico e cultural, o conjunto de postes antigos da Avenida Atlântica, em Copacabana.

Autor: Vereador CARLO CAIADO

A CÂMARA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO

DECRETA:

Art. 1º Fica tombado, por interesse histórico e cultural, o conjunto de postes antigos localizados ao longo do calçadão da Avenida Atlântica, junto aos edifícios, no bairro de Copacabana.

Art. 2º Em decorrência do tombamento, fica vedada qualquer alteração que descaracterize os equipamentos tombados, assim como sua retirada, mesmo que para implantação em outro local, salvo por motivo de segurança devidamente comprovado.

Art. 3º O Poder Executivo, por intermédio do órgão competente, providenciará a inscrição do tombamento efetuado por esta Lei no Livro de Tombos de Bens Culturais do Município.

Art. 4º O Poder Executivo adotará as medidas necessárias para a restauração e manutenção dos bens tombados por esta Lei.

Parágrafo único. A execução dos serviços de restauração dos bens tombados deverão ser previamente comunicados ao Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, para fins de autorização e acompanhamento técnico.

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Plenário Teotônio Villela, 27 de agosto de 2009.

CARLO CAIADO

Vereador

J U S T I F I C A T I V A

O projeto que apresento a meus pares tem por finalidade proteger o conjunto de postes antigos localizados ao longo da Avenida Atlântica, no calçadão junto aos edifícios, no bairro de Copacabana, como forma de preservar esses importantes equipamentos que estão instalados ao longo desta avenida, desde a primeira metade do século passado.

Os referidos postes foram instalados em 1938 pela antiga LIGHT, no calçadão junto às edificações, atendendo a determinação da Administração do Prefeito Henrique Dodsworth, que pretendia melhorar o tráfego na Cidade, para isso tirando canteiros centrais em várias vias, inclusive os que existiam na Avenida Atlântica.

Os estudos começaram no Leme em 1936, como modelo piloto, onde foram instalados seis postes de alturas e bases diferentes. Tais equipamentos  eram exclusivos dessa via, sendo na verdade uma variação do modelo chamado de “canadense”, muito usado pela Cidade, principalmente na Esplanada do Castelo, onde alguns inclusive estão abandonados até os dias de hoje, nas ruas Debret e Araújo Porto Alegre.

Todavia, o modelo usado na Avenida Atlântica é mais alto, com cerca de 7 metros, e com uma base maior, embora no mesmo estilo e com globos grandes, dotados de lâmpadas incandescentes de mais de 1000 Watts.

Estes postes foram instalados usando o padrão de cor da LIGHT, postes de base prateados, diferente do usado em outras partes da cidade, do tipo padrão cinza claro.

Historicamente, a Avenida Atlântica possuiu dois outros tipos de iluminação: de 1910 até 1919, postes do tipo padrão, no mesmo lugar dos canadenses, inicialmente mistos, com lâmpadas de arco no topo e lampiões à gás a meia altura; e de 1919 a 1938, postes de estilo francês, de altura média, com três luminárias.

Mais recentemente, na duplicação da Avenida Atlântica, por volta de 1969/1970, foi empregado um sistema Phillips nos postes do novo canteiro central, com sistema fechado, lâmpadas, luminárias e reatores, com 4 pétalas cada uma com 1000 Watts de mercúrio. Tal sistema foi alterado em 1980, ganhando novas luminárias Phillips, que podiam comportar até duas lâmpadas de mercúrio de 1000 Watts. Foi nessa época que o sistema antigo que ainda iluminava o calçadão foi erroneamente desativado pela LIGHT e não incorporado pela CEE, atual Rio-Luz.

 Apenas em 1992, a iluminação clássica da Avenida Atlântica foi reativada, durante a implantação do Projeto Rio-Orla, na Administração do Prefeito Marcello Alencar. Eles foram pintados de verde e passaram a usar lâmpadas mistas de 250 Watts.

Apesar da reforma deste conjunto de postes antigos, os mesmos não foram tombados, o que permitiu a mais grave agressão ao conjunto, na Administração do Prefeito Luiz Paulo Conde, quando se retiraram mais da metade destes postes antigos, que eram exclusivos da Avenida Atlântica, e os colocaram na Rua do Lavradio, à época em processo de reurbanização.

Assim, no intuito de resgatar parte da história de nossa cidade, em especial desta Avenida, que, seguramente, é a mais famosa de nossa Cidade, é que proponho a meus pares este Projeto de Lei, com a certeza de que ajudaremos a preservar a história da Avenida Atlântica, de Copacabana e da nossa Cidade."

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