SOCIEDADE AMIGOS DE COPACABANA COBRA DA PREFEITURA A RETOMADA DA LICITAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA GARAGEM SUBTERRÂNEA DA PRAÇA DO LIDO!

Um dos problemas crônicos de Copacabana é a falta de vagas. Quando o então Prefeito Cesar Maia anunciou no dia 04/01/2008 que a prefeitura iria licitar as garagens da Praça General Osório e da Praça do Lido em Copacabana, a Sociedade Amigos de Copacabana ficou muito satisfeita em saber do interesse da Prefeitura em retomar o Programa de Garagens Subterrâneas da Cidade do Rio de Janeiro. Esse programa chegou a ser publicado em edital em janeiro de 1999, sob regime de concessão, com prazo de exploração de 35 anos. No entanto, de lá para cá apenas dois lotes entre os sete previstos já estão em funcionamento, que é a garagem subterrânea da Praça Mahatma Gandhi, na Cinelândia, e agora recentemente o da Av. Antonio Carlos. Os da zona sul, no entanto, não tinham saído do papel.

Em Copacabana era previsto a construção de 5 estacionamentos subterrâneos. São eles:

- Av. Atlântica (entre a Av. princesa Isabel e rua Anchieta) - 496 vagas;
- Av. Atlântica (entre a rua Constante Ramos e Siqueira Campos) - 600 vagas;
- Praça Demétrio Ribeiro - 133 vagas;
- Rua Inhangá - 91 vagas;
- Praça do Lido - 350 vagas.

O bairro de Copacabana assim como boa parte da zona sul sofre com o problema crônico de falta de vagas de estacionamentos. Seja para os moradores muitos deles residindo em edifícios sem garagens, seja para os diversos clientes dos profissionais liberais que não encontram vagas para estacionar. A Sociedade Amigos de Copacabana ao saber da intenção da prefeitura em retomar o programa de garagens subterrâneas, sugeriu que o edital de licitação incluísse a obrigatoriedade da empresa que ganhar a concessão da construção e operação da garagem subterrânea da Praça do Lido também ficasse responsável pela manutenção da praça situada logo acima.

O Vereador Carlo Caiado (DEM) atendendo sugestão da Sociedade Amigos de Copacabana conseguiu incluir um dispositivo no processo licitatório das novas garagens subterrâneas, obrigando as empresas que vencerem estas licitações a assumirem a manutenção e conservação destas praças. A licitação foi publicada dia 20/06/08, no DO do Município e incluiu o dispositivo sugerido por nós. A garagem subterrânea da Praça do Lido prevê 350 vagas de estacionamento. O prazo de concessão é de 35 anos. A licitação foi realizada nos dias 14 e 15 de outubro de 2008, no entanto nenhuma empresa se interessou a apresentar proposta. Segundo o edital de licitação, a empresa ganhadora teria de pagar, além do valor da outorga de R$ 805 mil, teria de pagar antecipadamente 42 parcelas da concessão. Ao nosso ver, tal exigência foi absurda e com certeza deve ter contribuído para não aparecer nenhuma empresa interessada!

Portanto, a Sociedade Amigos de Copacabana solicitou ao Prefeito Eduardo Paes que alterasse o edital retirando essa exigência absurda de forma a retomar e viabilizar o processo licitatório da garagem subterrânea da Praça do Lido.

O bairro de Copacabana precisa muito se sejam criadas novas áreas de estacionamento, como o bairro já é demasiadamente edificado, a solução são as garagens subterrâneas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário